Patriotismo : Brasil x EUA

este-americano-e-tao-tao-patriota-que-decidiu-pintar-logo-a-casa-inteira-com-as-cores-da-bandeira-dos-estados-unidos-1345565053769_533x386

Patriotismo : Brasil x EUA

Patriotismo, do grego patriótes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor, e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais, e patrimônio material e imaterial) . É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas.

Esta é a definição da palavra Patriotismo no dicionário. Entretanto, podemos perceber sua diferença quando abordamos duas culturas diferentes neste aspecto: a cultura brasileira e estadunidense.

É comum, por exemplo, que os moradores norte-americanos fixem em frente às suas casas bandeiras dos EUA, de livre e espontânea vontade, como amor à sua nação. Este tipo de atitude, no Brasil, só é vista, na maioria dos casos, em época de Copa, Olímpiadas,ou qualquer tipo de situação mundial em que o Brasil esteja em evidência. Além deste exemplo, podemos citar também o uso da bandeira americana como estampa em peças de roupas, como ícone de moda, exemplo que não se aplica no Brasil.

bandeira-americana-0121

A questão da bandeira demonstra uma grande diferença cultural entre os dois países : o Patriotismo. Segundo definições histórias, o sentimento de patriotismo é construido através da história de cada nação. Como os acontecimentos culturais que constroem a Identidade Cultural da nação, o patriotismo é geralmente exaltado em nações que tenham uma história de conquistas, lutas, acontecimentos históricos marcantes.

Nos EUA, podemos entender esse sentimento exacerbado de patriotismo como reflexo de sua história : colônia de povoamento da Inglaterra, Guerra de Independência marcante, etc. Assim, é possível entender a construção deste sentimento, que foi cultivado e é alimentado até hoje pelo governo do país.

No Brasil, podemos entender a falta desse sentimento de patriotismo,também, como reflexo de sua história : colônia de exploração, Independência realizada por um português, grande fluxo imigracional, etc.Logo, a construção deste tipo de sentimento é dificultada, pela falta de identidade histórica que una o povo brasileiro.

Portanto, podemos identificar que, o sentimento de Patriotismo é mais uma das diferenças culturais entre Brasil e EUA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *