A dificuldade de fazer receitas americanas no Brasil

Quem já tentou treinar o inglês fazendo algumas simples receitas americanas como bolo ou cookies já viu essa dificuldade. Alguns dos ingredientes não são encontrados aqui e quando os são, muitas vezes são caros ou diferentes dos estadunidenses. Confira aqui os principais deles, suas diferenças dos produtos brasileiros e possíveis alternativas.

Fermento

Enquanto aqui preferimos usar o fermento em pó químico para maior parte das receitas, nos Estados Unidos se usa o baking soda. Afinal, qual a diferença entre os dois?

O baking soda é uma base, que gera gás carbônico ao reagir com ingredientes ácidos como iogurte, limão, vinagre, açúcar mascavo, etc. Já os fermentos em pó brasileiros  mais novos são uma mistura de vários componentes químicos que geram gás carbônico quando reagem com o calor do forno.

Pode-se substituir o baking soda por 4 colheres de fermento para cada colher de baking soda, embora isso talvez acarrete pequenas alterações de sabor.

 

Pote de maple syrup

Pote de maple syrup

Maple syrup

O nome em português é xarope de bordo. Popular nos Estados Unidos e Canadá, esse caldo é extraído da seiva de árvores chamadas bordo no final do inverno e começo da primavera. Seu preço é elevado por ser um produto natural, de baixo rendimento e produzido apenas em algumas localidades específicas (83% delas localizadas no Canadá).

São muito consumidas com panquecas no café de manhã ou em coberturas de bolo. Alguns sugerem substituí-lo por mel, apesar dos gostos serem ligeiramente diferentes.

Farinha

Farinhas tem diferentes teores de proteína dependendo do país em que seu trigo foi produzido, da estação do ano em que foi colhido, da forma como foi moído, etc. Nos Estados Unidos, as farinhas de diferentes teores proteicos são vendidas sob diferentes nomes como “cake flour”, “pastry flour” ou “all purpose flour” (também chamada de “AP flour”).

Maior parte das receitas norte-americanas leva a AP flour, que tem um teor proteico similar ao da nossa farinha, podendo ser facilmente substituída.

A cake flour e a pastry flour também podem ser substituídas por farinha brasileira, porém deve-se acrescentar 2 colheres de amido de milho a cada xícara de farinha para obter os mesmos resultados.

Pote de applesauce

Pote de applesauce

Applesauce

É um purê de maçã, normalmente industrializado, consumido puro em sanduíches e biscoitos como uma geleia ou integrando os bolos e tortas favoritos dos Estados Unidos: os de maçã. Como encontrá-lo a venda no Brasil é um desafio, pode-se recorrer a alguns sites e blogs brasileiros que disponibilizam receitas alternativas caseiras da delícia. É fácil e gostoso de fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *